LEMBRANÇAS DE RECIFE
Coleção e Texto: Josebias Bandeira de Oliveira

Pág 1


                                   Carte-visite do autor

        Em 1823 o Recife é elevado à categoria de cidade. Recife começou por um restrito núcleo de pescadores e homens do mar.
        A cidade está situada no litoral oriental da Região Nordeste, clima tropical, ocupa uma área de 209 Km2. Entre os rios que banham o território, destacam-se o Rio Capibaribe e o Rio Beberibe. Recife, capital de Pernambu-co, representa papel regional de grande relevância, porque além de funcionar como centro abastecedor de setores longínquos do alto Sertão, também serve de escoadouro natural às riquezas do nordeste. (
bandeira)



                                 O mais antigo jornal da América Latina

Diário de Pernambuco

      O Jornal mais antigo em circulação na América Latina.
      Aos sete de novembro de 1825 sai o primeiro número do Diário de Pernambuco.
      Fundado por um ex-professor primário. Era uma folha de notícias, informes e anúncios gratuitos.
      Com tantos anos de existência, tem o Diário de Pernambuco exercido um valioso papel na vida política, social e literária do nosso Estado e de toda região nordestina.



Os Arrecifes

      Curiosíssimas formações de muralhas de pedras de coral e arenito inspirando o nome da cidade de Recife. Segundo cálculos de especialistas, os arrecifes nordestinos devem datar de cerca de duzentos milhões de anos; vêem de período terciário. São tão extraordinários estes acidentes que impressionaram o naturalista inglês Charles Robert Darwin, que ao observá-los de perto considerou uma obra ciclópica sem igual em todo o nosso planeta. Percorre um extensão de vários quilômetros, paralelos à praia protegendo todo litoral da cidade contra a ímpeto das águas e das ondas. (brasilcult)

págs.   2   3   4   5   6   7   8   9

[Brasil Antigo]