LEMBRANÇAS DE SÃO LUÍS

Coleção e Texto: Raimundo A. Pereira


CARTÕES CENTENÁRIOS

Pág 1
 

        Desde 1997, pelo seu bem conservado acervo arquitetônico, São Luís ostenta o pomposo título de Cidade Patrimônio da Humanidade que lhe foi concedido pela UNESCO. Mesmo assim, os casarões coloniais de São Luís, revestidos de belos azulejos importados da Europa, ainda hoje despertam a cobiça de colecionadores. (brasilcult)

        Aqui reproduzimos imagens que nos permitem voltar ao passado, àquele passado, início do século XX, que continua a existir em nossas lembranças graças, principalmente, aos antigos Cartões Postais. Ao nos referirmos a antigos Postais do Maranhão, não poderíamos deixar de citar os primeiros fotógrafos que se estabeleceram na Capital, entre os quais destacamos Gaudêncio Cunha, alí chegado em 1888 procedente de Belém (PA) junto com João d´Oliveira Pantoja, seu amigo e colega. Aliás, até hoje, Pantoja é um nome respeitadíssimo no meio fotográfico da cidade.

        Aqui, com a publicação de um dos trabalhos de estúdio de Gaudêncio Cunha, queremos expressar nossos agradecimentos a ele e aos demais fotógrafos que pioneiramente exerceram atividades profissionais em São Luís que muito contribuíram para a consolidação da iconografia maranhense no Cartão Postal.



RAMPA DE DESEMBARQUE

        Antiga Rampa de Desembarque, hoje desaparecida em função de contínuos aterros. À direita, o prédio do Tesouro. À esquerda o Palácio do Governo, aparecendo uma de suas palmeiras imperiais. (Rai)

págs. 2   3   4   5   6   7

[Brasil Antigo]