Carnaval

“O Carnaval é a suprema festa popular do carioca.
Para assisti-lo chegam ao Rio todos os anos centenas de turistas.
As escolas de samba, os préstitos dos grandes clubes
carnavalescos, os ranchos e o corso constituem acontecimentos
do carnaval carioca que não há palavras que possa
descrevê-los.”
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O
carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas
e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português,
onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água,
ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior
a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado a liberdade.
Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi
influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa.
Em países como Itália e França, o carnaval
ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam
máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô
e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro,
embora sejam de origem européia.
No
Brasil, no final do século XIX, começam a
aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões
e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se
mais populares no começo dos séculos XX. As
pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos,
desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem
dos carros alegóricos, típicos das escolas
de samba atuais.
No século XX o carnaval foi crescendo e tornando-se
cada vez mais uma festa popular. |
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Esse
crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas.
As musicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
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A
primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se
Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva.
Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba
Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa
a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas
de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas
em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos
para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais
na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e
Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do
frevo e do maracatu. Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos,
embalados por músicas dançantes de cantores e grupos
típicos da região. Na cidade destacam-se também
os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos
blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
Fonte: http://www.suapesquisa.com/carnaval/
Acesso em: 30/11/2005
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A
Feira sob os Arcos

“Os Arcos, viaduto monumental que ligam o centro da cidade
ao aprazível bairro de Santa Tereza, constituem um patrimônio
histórico que ao Distrito Federal foi dado conservar. Ainda
hoje existem tal como foram construídos.” |
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Conhecido
inicialmente como Arcos da Carioca, o Aqueduto da Lapa foi construído
em 1724 com o objetivo de levar as águas do Rio Carioca
até o Centro do Rio, resolvendo assim o problema de abastecimento
da cidade. A partir de 1896, passou a ser utilizado como viaduto
para o bondinho de Santa Teresa. Localizada na Praça Cardeal
Câmara, na Lapa, esta construção tem estilo
romano e possui 42 arcos de alvenaria, construídos por
índios e escravos. Símbolo do Rio antigo, presente
em grande parte das pinturas da cidade da época, os Arcos
da Lapa são um exemplo de engenharia e arquitetura do século
XVIII.

Aqueduto da Carioca: 1758

Arcos
da Lapa: atualmente
Fonte:
http://www.rio2001negocios.com.br/esportelazer/arcoslapa.htm
Acesso em: 28/11/2005
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A
construção que atravessa o Largo da Lapa emoldurava uma
das regiões mais representativas do cotidiano da cidade. À
sombra de seus arcos desfilavam poetas, malandros e prostitutas, personagens
de folhetins que atribuíam encanto e davam a Lapa o título
de berço da boemia carioca. Com o passar dos anos, o brilho da
boemia deu lugar à decadência, onde os muitos casarões
em ruínas refletiam o abandono de sua paisagem. Hoje, a Lapa volta
a viver um ciclo de importância, transformando-se em epicentro de
várias atividades culturais onde milhares de pessoas freqüentam
seus bares, restaurantes, teatros e casas de espetáculos, devolvendo
à Lapa seu encanto marginal.
Escola
de Samba

“As escolas de samba são pequenas e típicas
sociedades carnavalescas que existem nos morros do Rio. Muitas
são perfeitamente organizadas dispondo de Diretores escolhidos
em eleições nem sempre pacificamente realizadas.Possuem
seus mestres de canto, suas pastoras e seu conjunto característico
de cuícas e tamborins e delas têm saído grandes
sambas que conservam a melhor tradição de Noel Rosa
e Sinhô, dois dos maiores poetas do samba.”
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As
Escolas de Samba são a maior contribuição
carioca para o Carnaval brasileiro e se espalharam por praticamente
todo o país. Mas as escolas do Rio permanecem como as maiores,
mais bem organizadas e responsáveis por desfiles de grande
beleza e alto nível profissional. A primeira a desfilar
oficialmente foi a Deixa Falar – núcleo inicial da
atual Estácio de Sá –, criada pelo sambista
Ismael Silva em 1928, com formação semelhante à
dos atuais blocos.
As escolas de samba obedecem a uma formação elaborada,
predeterminada, e se apresentam dentro de quesitos julgados por
especialistas, entre eles: comissão de frente, formada
por sambistas que melhor representam a escola, em geral os mais
antigos, às vezes as mulheres mais bonitas; mestre-sala
e porta-bandeira, casal formado por grandes passistas que carregam
e protegem o estandarte da escola; bateria, responsável
pela marcação do ritmo da escola, usando apenas
instrumentos de percussão; samba de enredo, o samba que
conta o enredo escolhido pela escola, usando sempre temas nacionais
ou temas internacionais já integrados ao cotidiano brasileiro;
harmonia, a evolução da escola, contando pontos
a boa seqüência das diversas alas – das baianas,
das crianças, dos compositores etc.-, sem espaços
vazios entre uma e outra; alegorias e adereços, enfeites
que os passistas levam na mão ou na fantasia, com figurações
da história contada no samba de enredo.

Desfile do GRES Estação Primeira de Mangueira,
2002.
Fonte:
http://www.prosite.com.br/carnaval/escolas_rj_mangueira.asp
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Principais
escolas de samba – (entre parênteses, o ano de fundação
e as cores básicas): Grêmio Recreativo Escola
de Samba da Portela (11/4/1923, azul e branco), Estação
Primeira de Mangueira (28/4/1928, verde e rosa), Unidos
de Vila Isabel (4/4/1946, azul e branco), Império
Serrano (23/3/1947, verde e branco), Beija-flor
de Nilópolis (25/12/1948, azul e branco), Acadêmicos
do Salgueiro (5/3/1953, vermelho e branco), Estácio
de Sá (27/2/1955, vermelho e branco), Mocidade
Independente de Padre Miguel (10/11/1955, verde e branco).
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Fla
x Flu

“O Futebol é outra grande paixão do carioca.
Não há bairro que não possua os seus clubes
perfeitamente organizados. O jogo mais clássico do campeonato
carioca, é sem dúvida, Fluminense x Flamengo, chamado
de o “clássico das multidões”. É
tão tradicional esse jogo que algumas vezes os dois clubes
têm disputado partidas em outros Estados, atendendo a insistentes
pedidos”.
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O
futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado
em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse
em função de sua forma de disputa atraente. Embora
não se tenha muita certeza sobre os primórdios do
futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de
bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda
não eram o futebol, pois não havia a definição
de regras como há hoje, porém demonstram o interesse
do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.O futebol
tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de
jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que,
em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir
com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro
ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários
cantos do mundo começam a praticar o futebol.
História
do Futebol no Brasil
Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller
viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar.
Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil
em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um
conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como
sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de
futebol no Brasil foi realizados em 15 de abril de 1895 entre
funcionários de empresas inglesas que atuavam em São
Paulo. |
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O inglês
Charles Miller:
pai do futebol
no Brasil |

Bola
de futebol:
final do século XIX
Fonte:http://www.suapesquisa.com
Acesso em: 28/11/2005.
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Os
funcionários também eram de origem inglesa.
Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE
GÁS X CIA. FERROVIÁRIA SÃO PAULO RAILWAY.O
primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO
ATHLETIC, fundado em 13 de maio de 1888.No início,
o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo
vedada a participação de negros em times de
futebol.
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Festa
da Penha

“As festas da Penha constituem uma tradição
na vida carioca. Consiste na romaria a igreja situada no alto do
morro e cujo acesso se faz por uma escada de 365 degraus. Há
grandes festas em louvor a “Santa Padroeira” e todos
os anos são sem conta o número de romeiros que vão
pagar suas promessas por graças obtidas.” |
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Igreja
de N.S.da Penha
Não há por certo, ninguém no Rio de Janeiro,
que não conheça, ao menos por tradição,
a Igreja da Penha. Com seus 365 degraus – uma para cada
dia do ano – é hoje um elegante santuário,
situado no cimo de um outeiro de pedra, na estação
do subúrbio da E.F.Leopoldina ao qual empresta o nome,
próxima da estrada que, partindo da Capital, vai dar a
Petrópolis.
A construção do templo naquele pitoresco local,
data de 1635, e foi levada a efeito pelo Capitão português
Baltazar de Abreu Cardoso, senhor abastado, proprietário
de uma grande quinta, dentro da qual se achava o penhasco.
Contam os antigos que a origem da capela prende-se a um milagre
ocorrido com o próprio Baltazar Cardoso quando, certa vez,
andava à caça em suas terras. Provavelmente perseguia
algum animal, quando subitamente lhe apareceu uma grande serpente,
pronta para dar-lhe o bote fatal.
Nesse momento angustioso o seu pensamento voltou-se para a Virgem,
e, mentalmente, implorou a sua misericordiosa proteção.
Na mesma ocasião, eis que surge dentre um monte de pedras
gigantesco lagarto e trava violenta luta com o réptil,
dando a Baltazar tempo para safar-se.
Agradecido ao céu, resolveu então o rico proprietário
edificar uma capela em honra de N.S.da Penha, no alto do morro,
para que pudesse ser vista de grande distância, relembrando
sempre o milagre que lhe havia salvo a vida. A propósito
da igreja há muitas lendas, contadas por diversos escritores;
entretanto a que relatamos acima é a mais difundida, e,
tanto assim que a figura que se vê no arco do altar do templo
representa a Santa entre nuvens, tendo aos seus pés um
homem ajoelhado, em atitude de quem ora, e, em plano inferior,
um lagarto e uma cobra...
Fonte: http://www.almacarioca.com.br/penha.htm
Acesso em: 28/11/2005
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Aeroporto
Santos Dumont

“Um dos Aeroportos de maior movimento no Mundo, é o
de Santos Dumont, localizados na Ponta do Calabouço, na Baía
da Guanabara. Dotado de instalações moderníssimas,
amplas, tem ainda a rodear-lhe um magnífico e variado cenário
de belezas naturais.” |
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Santos
Dumont: Patrimônio da arquitetura modernista
O aeroporto do Calabouço, depois chamado de Santos Dumont,
é, até hoje, um dos mais belos e bem-localizados do
mundo. Começou a operar na década de 30 recebendo
hidroaviões e aeronaves anfíbias e foi o de maior
tráfego do País enquanto a capital da República
funcionava no Rio de Janeiro. Atualmente ele permite até
a operação de modernos Boeing 737.
Só
a partir de 20 de janeiro de 1977, com a inauguração
do Galeão (hoje aeroporto internacional Tom Jobim), é
que ele ficou sem o título de principal aeroporto do Rio
de Janeiro. De qualquer modo, com o intenso movimento da ponte aérea
e da aviação regional e com a operação
de aviões e helicópteros de fretamento e particulares,
ainda permanece entre os cinco mais importantes do País,
além de constituir um referencial expressivo da arquitetura
moderna brasileira.
Quando
se divulgou a proposta de se construir o aeroporto no aterro do
Calabouço, houve uma repercussão positiva, com elogios
até de especialistas em aviação de todo o mundo,
entre eles o piloto francês Jean Mermoz, o primeiro a cruzar
o Atlântico em 1901 e a voar entre França e Brasil.
As
obras do aeroporto começaram em 1934 em terreno cedido pela
prefeitura do Distrito Federal. A primeira parte do trabalho consistiu
em ampliar o aterro local em mais 370 mil m2, com a construção
de muralha de contenção e o lançamento de mais
de 2,7 milhões de m3 de terra, sem interromper a operação
de pequenas aeronaves numa pista liberada de 400 m. Ali, na Ponta
do Calabouço, assim chamada pela existência anterior
de uma prisão de escravos, atracavam os hidroaviões
e anfíbios, responsáveis pelo então incipiente
transporte aéreo comercial.
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O
Santos Dumont só veio a ser batizado com o nome do pioneiro da
aviação a partir de 16 de outubro de 1936, quando o presidente
Getúlio Vargas inaugurou o primeiro aeroporto civil do País,
sem as modernas instalações das estações de
hidroaviões e sem a estação central, que seriam construídas
posteriormente, com uma pista estendida para 700 m.
A
inauguração de um grande edifício da Pan American
para instalar seus vários departamentos, amplo saguão, bar
e restaurante para receber seus passageiros com maior conforto levou o
governo a projetar instalações públicas para receber
os passageiros de outras companhias que operavam no aeroporto. Foi então
que as novas instalações do aeroporto foram projetadas pelos
arquitetos Atílio Corrêa Lima, responsável pelo projeto
da estação de hidroaviões, e os irmãos Roberto,
Marcelo e Milton Roberto, que projetaram a estação central.
Em ambos os casos houve o respectivo concurso de projetos.
O
projeto da estação de hidroaviões resultou de concepção
moderna, geométrica e funcional. Ela foi construída entre
1938 e 1939 e a estação central, que levava em conta as
preocupações modernistas, então difundidas a partir
das obras de Gregory Warchavchik e da presença de Le Corbusier
no Brasil, teve suas obras interrompidas várias vezes, sendo concluída
e inaugurada em 1947 pelo ministro Armando Trompowski, da Aeronáutica.
As paredes do hall principal receberam dois painéis de pintura,
Aviação Antiga e Aviação Moderna, inaugurados
em 1951.
A
pista principal foi ampliada para 1.350 m a fim de se adequar aos aparelhos
de porte crescente, como os DC4 e o Constellation. A ponte aérea
São Paulo-Rio de Janeiro, inaugurada em 1959, passa a operar com
os Electra II em 1974. A Aeroportos do Rio de Janeiro, criada em 1973,
decidiu realizar várias obras de infra-estrutura, como a renovação
do pavimento de concreto da pista principal em 1977, além de obras
de apoio, como a criação de sala para autoridades, instalações
para atendimento médico de emergência, abertura de espaço
para novas lojas e ampliação do estacionamento, entre outras.
Com
550 mil m2, dos quais 7.600 m2 da estação central, o aeroporto
Santos Dumont cresceu significativamente e na década de 80 franqueou
seu complexo a linhas regionais, empresas de táxi aéreo,
com todos os serviços complementares, como posto telefônico,
guarda-volumes, agências bancárias, agência de correios
e telégrafos, livraria, café, bar e restaurante.
No
início dos anos 90, foram acrescentados dois novos andares ao edifício,
para atividades administrativas. Na ponte aérea, após 18
anos de serviços, os turbo-hélices Electra II para 90 passageiros
foram substituídos pelos modernos Boeing EMB 120 para 132 passageiros,
que reduziram a viagem em 7 minutos.
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Na
noite de 13 de fevereiro de 1998, uma sexta feira, o terminal de
passageiros do Santos Dumont foi totalmente destruído por
um incêndio que durou oito horas. A reação pública
em favor da reconstrução da obra fez com que as autoridades
decidissem recolocar o aeroporto em funcionamento normal no prazo
de 180 dias. Em 133 dias voltaram a operar os vôos regionais
e, no dia 15 de agosto, foi reaberto o aeroporto.
Para
fazer face ao crescimento da demanda, a Infraero estuda a ampliação
do terminal de passageiros, que passaria a operar com dois pisos:
um para embarque e outro para o desembarque, providos de fingers.
Hoje os passageiros deslocam-se a pé, através do pátio
de manobras das aeronaves.
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A
Infraero projeta movimento de 3,5 milhões de passageiros a partir
de 2001. Seu programa de manutenção permanente executado
pela superintendência do aeroporto Santos Dumont vem realizando
obras como a recuperação da camada porosa da pista principal,
construção da camada porosa na pista auxiliar, reformas
nas nove subestações elétricas e nas instalações
de salvamento marítimo e duplicação noturna do balizamento.
Está prevista a construção de um edifício
garagem para 4 mil veículos, um salão de convenções,
um hotel e um minishopping.
Fonte:
http://www.oempreiteiro.com.br/100anos/100anos14.htm
Acesso em: 28/11/2005
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