A AMBIÇÃO DO OURO
(Um erro Crasso)


Marco Licínio Crasso parecia o símbolo vivo do dinheiro. Especulador de gênio, possuía o que se chama um faro particular quanto aos negócios de dinheiro. Banqueiro astuto e avisado, senadores ou magistrados, todos os que solicitavam um empréstimo dirigiam-se a Crasso.
No ano 73 a.C. Espártaco quebrara as cadeias da escravidão e 3 anos depois, com um exército de 120.000 homens marchou sobre Roma. Pretor nesta época, Crasso dominou a revolta e mandou erguer seis mil cruzes, que formaram uma alameda sinistra onde seis mil escravos foram ali pregados.
Pouco antes de sua morte, estimava-se a fortuna de Crasso na enorme soma de 170 milhões de sestércios. Era na época o homem mais rico do império.
Enquanto César conquista a Gália (58 a 51a.C.) Crasso tenta apoderar-se da Pérsia, mas cai prisioneiro. Os persas imaginaram uma vingança duma crueldade excepcional: na garganta de Crasso, o maior traficante de escravos do Império, verteram ouro líquido.

Fonte: Ivar Lissner "Os Césares - Apogeu e Loucura", Ed. Itatiaia, Belo Horizonte, 1964, p. 34, 36 e 53

A Arte de Sobreviver
(Patrimônio Cultural)

Seminário multidisciplinar para todos aqueles interessados em trazer o seu talento para participar desta festa do espírito, pois que o principal valor destes encontros é que eles exigem grandes combinações de esforços intelectuais e segundo Oliver Holmes esforços mais complexos e mais intensos significam uma vida mais plena e mais rica. Esforçamo-nos por mostrar algumas moradas do conhecimento e incentivamos os participantes a desenvolver a arte de pensar e o gosto pela vida interior, ou como dizia Paul Valéry, "o mundo das idéias é mil vezes mais importante que o mundo dos sentidos". E não obstante, em qualquer destes mundos, sobreviver é um grande aventura.

Prof. Paulo Bodmer

AULAS

1 - O Drama da Classe Média
2 - Sobreviver com Frutas e Legumes
3 - O que você está vendo?
4 - A Sabedoria dos Objetos
5 - Quem coleciona seus males espanta
6 - As três coisas mais importantes da vida


[Cursos]