O Natal do Juarez

Coleção: Paulo Bodmer
Texto: Sergio A. Fridman

     Juarez Lucena era um fotógrafo profissional e trabalhava na TVE. Aposentado, divertia-se criando imagens. Com o seu enorme talento muito ajudou na divulgação da cartofilia através de posters, cartelas, exposições e outros. Entretanto, quando chegava o mês de dezembro ele montava e vendia, na feira dos colecionadores, estes lindos cartões postais de Natal, que eram disputadíssimos, por causa da tiragem limitada.


Sobravam Cartões
     Poucos foram aqueles que tiveram a oportunidade de conhecer o Papai Noel da cartofilia. Ele andou pela feira dos colecionadores de 1978 até final de 1983, quando desapareceu levando o saco de presentes. Flagrado pela máquina fotográfica do Juarez em 1980 - vocês podem ver como havia cartão sobrando. Naquela época ninguém imaginava que no século XXI, muito mais escasso do que água potável, a coisa mais difícil de encontrar seria cartões postais antigos.


Exposição na Praça
     A ACARJ - Associação de Cartofilia do Rio de Janeiro - organizou, nesta cidade, na década de oitenta (1980 - 1990) várias exposições ao ar livre. Esta aqui teve lugar na Praça Antero de Quental, no Leblon, em dezembro de 1988. Intitulada de "Raros e Antigos Cartões Postais Natalinos" mostra os seus principais expositores, faltando apenas o Juarez, que bateu a foto.
pgs. 2  3  4  5  6

[Datas Festivas]