EXPOCART

CONVITE DA 1ª EXPOSIÇÃO COLETIVA

Em meados de abril de 1986, o associado Fernando Campos comunicou ao então presidente da ACARJ ( Associação de Cartofilia do Rio de Janeiro) que, na impossibilidade de realizar uma exposição de fotografias que pretendia organizar, sob sua responsabilidade, no Solar Grandjean de Montigny, centro cultural da PUC/RIO, a Associação poderia ocupar o espaço disponível de 26 de agosto a 20 de setembro - com a primeira mostra coletiva de cartões-postais de seus membros.

Por sugestão do Prof. Fernando Campos foi escolhida a denominação da exposição: "Cartões Postais, Fascínio & Memória".

Um passado que todos levavam perdido nos desvãos profundos do próprio ser, dormia abandonado, mas ressurge agora resgatado de esquecimento pêlos atuais colecionadores, em cada um destes pequenos cartões, que assumem a missão de MEMÓRIA, ao trazê-lo à superfície das marés das recordações.
Memória que fascina, que é arte e testemunho, eis a síntese desta mostra, que não poderia encontrar abrigo mais acolhedor do que o Solar Grandjean de Montigny, coberto pela patina da História, também testemunho e arte do nosso passado, imóvel em sua majestade e beleza, vendo fluírem os séculos e as gerações.

Elysio de Oliveira Belchior

No dia da inauguração a mostra contou com a presença de 800 pessoas e durante a sua permanência por mais 4.000 visitantes. Foi uma exposição inesquecível e quem esteve lá até hoje fala dela como a rainha das exposições.


EXPOCART

Exposições Cartofílicas Virtuais
(Virtual Postcards Exhibition)

NAVIOS

Em construção
Em construção


[Cultura] [Mapa do Site] [Seminários]