Álbum de Selos II

Álbum de Selos do Pedroso

        A filatelia brasileira começou muito bem. As séries olhos de boi e de cabra são das mais lindas em termo de filatelia clássica. Terminado o império, a república, em termos de selos ,deixou muito a desejar. Mas é por volta da década de 1950-60 que atinge o seu nível mais fraco até inícios dos ano 1970, quando então começam a aparecer exemplares dignos de serem colecionados. A partir daí a filatelia brasileira ganhou nível internacional, principalmente graças aos temas escolhidos e ao traço fantástico de seus desenhistas.

        Depois que comprei este álbum de selos número 2, em janeiro de 2006, começou a minha peregrinação. Cheguei na feira da praça 15 por volta das 12 horas e só vi o álbum uma hora depois. Naquele momento 2 coisas para mim estavam claras: Quando algum objeto não é vendido até esta hora significa que:

1- O preço está acima do mercado
2- O objeto não vale nada, não desperta interesse.

        Várias pessoas já haviam visto o álbum de selos II de 1953 a 1968, um dos períodos mais fracos da filatelia brasileira. Apresentado em quadras, as 140 paginas abrangiam o período que ia de 1953 a 1968, geralmente com 3 quadras (uma não circulada, outra com carimbo de primeiro dia e uma terceira marmorizada – quadra esta que apesar de mencionada havia desaparecido de todas as folhas do álbum). Em termos de valor, o álbum, como disse um comerciante, não vale nada e esta é, infelizmente, a maneira que muitos compradores e colecionadores vêem as coisas.Segundo outros entendidos que consultei, este álbum não tem nenhum valor filatélico.

        Mostrei algumas página do álbum para várias pessoas, mas ninguém tinha visto isto em lugar nenhum. O álbum chamou a minha atenção, não pelos selos, mas pelos desenhos, pela elaboração do trabalho, pelo traço do desenhista, que deu, aos selos daquela época o que muitos não tinham: beleza. O álbum, segundo a minha maneira de ver, é de uma beleza impressionante e como dizia Joãozinho trinta “beleza é fundamental”.

        Lembrei-me do Dr.Pedroso, que durante anos madrugou na feira de colecionadores e mostrei para ele o álbum, e qual não foi a minha surpresa, quando me disse que o álbum era dele. Há uns 25 anos atrás , lá por volta de 1980, dizia – numa troca de estampas eucalol com o Loureiro (naquela época os 2 maiores colecionadores destas estampas) este álbum veio parar nas minha mãos como parte de alguma troca . Cheguei a ver também o álbum numero 1 que compreendia o período de 1900 até 1953, quando tem inicio o álbum numero 2 (com 140 paginas) e que vai até 1968.

        Perguntei pelas quadras marmorizadas e ele me disse que já veio sem elas. Durante mais de 20 anos este álbum ficou na minha casa guardado dentro de uma gaveta. (Bod)

        Obs: Para não deixar um “buraco” nas folhas onde aparece a letra (M) de marmorizado as quadras “desaparecidas” foram substituídas por outras comuns.


Páginas:  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14  15  16  17  18  19  20  21  22  23  24  25
 
[Filatelia]