HISTÓRIA DA FEB
Col: Raimundo Pereira e Paulo Bodmer
(textos originais extraídos dos versos das estampas)


9 - VIII - 1943

Força Expedicionaria Brasileira

Declarada a guerra, ao Eixo, tornou-se necessário enviar forças militares para combater o inimigo, na Europa. Ao então Ministro da Guerra, Gal. Eurico Dutra coube a incumbencia de organisar a Força Expedicionária Brasileira, tropa selecionada do nosso Exercito e que se tornou mundialmente famosa como"FEB".


2 - VII - 1944

"General Mann" transatlantico armado em transporte de guerra

A bordo do transatlântico "General Mann" armado em transporte de guerra norte-americano, os nossos pracinhas que partiam para os campos da Itália, receberam a visita do Presidente Getulio Vargas.


16 - VII - 1944

Chega a Nápoles (Itália), o 1º escalão da FEB

Depois de uma viagem sem dificuldades, graças a escolta dos nossos vasos de guerra em colaboração com unidades americanas e inglesas, chegou a Napoles o 1º escalão da FEB, precedendo ao 2º, 3º e 4º escalões, num total de 25.334 homens para lutar contra os Alemães, na Itália.


Hasteada em 19 de julho de 1944 a bandeira em solo Europeu

A 19 de julho de 1944, presidida pelo General Mascarenhas de Morais, Comandante em Chefe da FEB, foi hasteada com indisivel patriotismo a Bandeira do Brasil em território Europeu, pela primeira vez em toda a nossa Historia.


Incorporação da FEB ao 5º Exercito dos EE.UU.

A 5 de agosto de 1944, com as formalidades regulamentares, o 1º escalão da FEB foi incorporado ao 5º Exercito dos EE.UU., tropa de escol sob o comando do general Mark Clarck e que já obtivera grandes vitórias na África. (brasilcult)


O distintivo do 5º Exercito e da FEB

A gravura do verso nos mostra os distintivos que irmanaram dois povos na luta contra o inimigo comum: o do 5º exercito Americano e o da FEB, representado por uma cobra fumando um cachimbo. "Cobra fumando é uma expressão pitoresca muito usada pelos soldados, nos quartéis".
2   3   4   5   6   7
[História]