A Bandeira do Brasil


         Da autoria de todos, a todos pertence a bandeira. Cada brasileiro é detentor de um pedaço dela. É sua união que forma a integridade do pavilhão e da pátria, como simbolicamente pensou Siqueira Campos no conhecido episódio do Forte de Copacabana em 1922: retalhou uma bandeira nacional em 29 frações e as distribuiu aos soldados sublevados. (pág.502)

         Quanto ao dito "Ordem e Progresso" vem do Positivismo, sistema filosófico de Auguste Comte (1798-1857) caracterizado, principalmente, pelo impulso que deu ao desenvolvimento de uma orientação cientificista ao pensamento filosófico, e que teve vários expoentes no Brasil no período da Belle-Époque, entre eles Benjamin Constant, Miguel Lemos, Demétrio Ribeiro, Teixeira Mendes e outros. É uma das poucas bandeiras do mundo, que tra uma mensagem escrita na sua estrutura simbólica.

Fonte: Coimbra, R. "A Bandeira do Brasil", IBGE, Rio de Janeiro, 2/e, 1979, 540p.

OBS: A bandeira republicana foi instituída durante o governo provisório chefiado por Manuel Deodoro da Fonseca, segundo o decreto número 4 de 1889. Na bandeira aqui apresentada aparece o Presidente da República Affonso Pena, que não tem nada haver com a criação da bandeira. Infelizmente, não tenho o cartão postal desta série com a figura do Marechal Deodoro. (BOD)


1  2  3  4  5  6

[home]