Ex Libris Brasileiros

A obra de Paulo Berger, médico e colecionador, é extensa. Destacam-se, entre outros, “O Rio de Ontem no Cartão Postal de 1900 – 1930” publicado pela Rio Arte em 1983/1986 e o catálogo de Ex libris Brasileiros escrito aos 80 anos de idade.

O TEMPO
 

Ouvirás muitos dizerem: “Aos cinqüenta anos me refugiarei no ócio (aqui entendido como o tempo que é dedicado a filosofia), aos sessenta estarei livre dos meus encargos” . E que fiador tens de uma vida tão longa ? E quem garantirá que tudo irá conforme planejas ? Não te envergonhas de reservar para ti apenas as sobras da vida e destinar a meditação somente a idade que já não serve mais para nada ? Quão tarde começas a viver, quando já é hora de deixar de faze-lo. Que negligencia tão louca a dos mortais, de adiar para o qüinquagésimo ou sexagésimo ano os prudentes juízos, e a partir deste ponto, ao qual poucos chegaram, querer começar a viver!

Fonte: Sêneca, “Sobre a Brevidade da Vida” , Nova Alexandria, SP, 1983, p.28

Se você não opera em banda larga, pode demorar até 1 minuto para baixar, afinal, são 150 páginas e quase 5.000 ex-libris relacionados.

[Texto] [Figuras]

[Ex Libris]