mapa

LENDAS DA ANTIGUIDADE

Coleção Paulo Bodmer

Lenda de prometeu (O Centauro Chiron)

Lenda de Teseu ( O Minotauro)

Interessante singularidade é a dos mitos e das lendas de heróis, de apresentar à vista do investigador, como aos olhos do leigo, alcance certamente diverso, mas igualmente poderoso. Enquanto o letrado acompanha nelas o começo de toda a sabedoria humana, a idéia básica da religião e da filosofia, o primeiro alvorecer da história, encantam o observador desprevenido o desenvolvimento das figuras de maior vulto, o espetáculo de um mundo natural e espiritual ainda em formação; ele vê, contente e surpreso, a terra surgir do caos com deuses e semideuses e em rápidos quadros começar no homem, com a centelha de Prometheu, a luta contra a barbaria, o cultivo do deserto, a educação da rudeza e por fim a razão ou o impulso das paixões ganharem a vitória.

Fonte: Gustav Schwab, Stuttgart, setembro de 1837, em As Mais Belas Lendas da Antiguidade,

São várias as lendas gregas, e entre elas, algumas já foram colocadas até em filmes, como por exemplo a de Orpheu e Eurydice e a lenda dos Argonautas - Jasão e o Velocino de Ouro de 1963.
Entre as várias lendas podemos citar: Deucalião e Pyrrha, Phaetonte, Europa, Cadmo, Pentheu, Procne e Philomela, Arachne, Atalanta, Tântalo, Niobe, Melampo, etc..
As estampas Eucalol não se esqueceram destas maravilhas da fantasia humana e por isso publicaram uma dezena delas, sendo 6 séries com 6 estampas cada - Dédalo e Ícaro, A vida de Hércules, Prometheu, Perseu, Belorofonte, Sisypho e Midas, e 4 séries duplas, com 12 estampas cada - O Velocino de Ouro, Os 12 trabalhos de Hércules, Perseu e Teseu.

OBS: Estas lendas estão todas reproduzidas no livro de Samuel Gorberg "Estampas Eucalol", que é o livro mais completo sobre o assunto.

 

[Icaro] [Sisypho] [Midas] [Lendas]

[Cultura] [Mapa do Site]