V roce 1822 se Brazílie
stala nezávislou od Portugalska a vyhlásila republiku. Dne
7. zárí, roku 1922, prezident Epitácio Pessoa, uprostred
festivalu, ve kterém se oslavovalo první století
nezavislosti , otevrel oficiálne mezinárodní Výstavu
v Rio de Janeiru, která mela navnadit libry a dolary do Brazílie.
Byly postaveny monumentální budovy, v nichz se shromázdily
stánky zé 14ti zemí a zé vsech brazilských
státu, situované vê dvou místech, prodlouzených
od paláce Monroe az pó Trh na námestí XV (
= Mercado da Praça XV), kde se nacházely ukázky hlavních
brazilských výrobku. V noci po "Te Deum Laudamus"
svecená v metropolitní katedrále vsechny paláce
a lode v prístavu osvítily výstavu nesmírnou
svetelností jasu a krásy. Pres reproduktory byla primo z
Mestského Divadla prenásena opera "O Guarani"
od Carlose Gomese. Nádherné umelecké dílo,
exposice 1922, okráslila hlavní mesto pó 7 mesícu,
az do 23.brezna 1923. Výstavy se zucastnily následujicí
zeme: Argentýna, Spojené Státy Americké, Belgie,
Dánsko, Francie, Anglie, Itálie, Mexiko, Japonsko, Norsko,
Svédsko, Portugalsko a Ceskoslovensko.
Ceskoslovenský
Pavilon, jeden z nejkrásnejsích, byl projektován
architekty Josefem Pytlíkem a Pavlem Janákem, profesory
Akademie Umení v Praze. Pavilon se vyjímal pro své
linie a externí exotickou dekoraci. Jrho strecha dovolovala prírodní
osvetlení, ponevadz byla sklenená. Pozdeji, kdyz darován
brazilské vláde, slouzil jako sídlo prukopnickému
radiu Spolecnost.
FONTE: Nosso Século n.26, Abril Cultural
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A
PRESENÇA DA REPÚBLICA TCHECA NO BRASIL
(Pavilhão da Tchecoslováquia na Exposição
de 1922)
No ano de 1822, o Brasil deixava de ser colônia de Portugal e proclamava
a República. No dia 7 de setembro de 1922, o presidente Epitácio
Pessoa, em meio a um festival de comemorações ao centenário
da Independência, inaugurou, oficialmente, a Exposição
Internacional do Rio de Janeiro, que visava atrair libras e dólares
para o Brasil. Prédios monumentais,para abrigar stands de 14 países
e de todos os estados brasileiros, foram construídos em duas áreas
contíguas, que se estenderam do Palácio Monroe ao Mercado
da Praça XV e que abrigaram as mostras dos principais produtos
brasileiros.
Nesta noite, após
o "Te Deum Laudamus" celebrada na catedral Metropolitana, todos
os Palácios da Exposição e os navios ancorados no
porto iluminaram a mostra num imenso clarão de esplendor e beleza.
Pelos altos falantes da exposição foi transmitida, diretamente
do Teatro Municipal, a ópera "O Guarani" de Carlos Gomes.
Portentosa obra de arte, a exposição de 22 enfeitou a capital
por 7 meses, até 23 de março de 1923.
Foram os seguintes países,
que participaram desta exposição: Argentina, América
do Norte, Bélgica, Dinamarca, França, Inglaterra, Itália,
México, Japão, Portugal , Noruega, Suécia e Tchecoslováquia.
O pavilhão da Tcheco-Eslovaquia,
um dos mais belos da mostra, foi projetado pelos arquitetos Josef Pytlik
e Pavel Janak, professores da Academia de Belas Artes de Praga. O pavilhão
se destacava por suas linhas e decorações externas exóticas.
Sua cobertura permitia iluminação natural, por ser de vidro.
Depois de doado ao governo brasileiro serviu de sede, durante muitos anos,
da pioneira Radio Sociedade. (BOD/EB)
FONTE: Nosso Século
n.26, Abril Cultural
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