mapa
     
     Argentina         Italia / Italy          Reino Unido          Estados Unidos / EUA          Alemanha / Deutschland          Espanha / España          Portugal          França / France
     Nós somos um site de colecionadores do Brasil, oriundos, principalmente, das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Salvador, Brasília, São Paulo, Recife, Belém, Belo Horizonte e outras, interessados em preservar e difundir a memória do colecionismo nacional. Faz mais de trinta anos, que muitos de nós estão neste caminho. Fizemos dezenas de exposições, comemoramos efemérides, centenários e datas festivas, publicamos alguns livros, editamos cartelas e catálogos, escrevemos vários artigos e ainda queremos fazer mais. Para se ter uma idéia desta página, o nosso trabalho pode ser resumido em algumas palavras: Colecionismo, Cultura, Memória Nacional, Ecologia, Provérbios, Exposições, Artigos, Cursos e Outras Curiosidades sobre Coleções de Antiguidades Gráficas, Pequenos Objetos e Conhecimentos Gerais. Venham participar conosco desta aventura do espírito. Entrem em contato ... 

Lembranças do Rio Antigo

     Cartão Postal do início do século XX, dos jardins do Passeio Público, na Cinelândia, RJ, onde em 06 de junho de 1949 nasceu a Feira Filatélica de uma proposta de Hugo Fraccaroli, notável filatelista, à época vice-presidente do CFB – Clube Filatélico do Brasil, ao Prefeito do então D.F. – Distrito Federal, Gal. Mendes de Morais – notável ex librista. É a Feira de Colecionadores mais antiga do país, e que, por pouco não foi despejada, em 1999, pela Fiscalização Municipal. Felizmente, depois de 50 anos de “ilegalidade”, a lei 2995 de 13 de janeiro de 2000, do Vereador Otávio Leite, “assegura a preservação deste valoroso evento de há muito incorporado à cultura carioca e brasileira”.
Encontros aos domingos de 7 às 13 horas, faça chuva ou faça sol.

 

     Quem mais colaborou para o desenvolvimento do ex libris no Brasil, que teve o seu apogeu no Rio de Janeiro, no período de 1940 a 1956, foram Manuel Esteves, autor do único livro sobre o assunto por aqui e Alberto Lima, que desenhou mais de 300 ex libris para os colecionadores.



100 ANOS

     Um dos maiores acontecimentos do século XX: o balão n.6 de Santos Dumont contornando, em 1901, a torre Eiffel em Paris. Estava assim resolvido o problema da dirigibilidade dos balões. Hoje, esta imagem é um sinal de alerta: - Salvem a Memória Nacional!

Etiquetas de caixas de fósforos

Canção do Exílio

Minha terra tem palmeiras
Onde canta o sabiá,
As aves que aqui gorgeiam
Não gorgeiam como lá.


Gonçalves Dias
(1823 - 1864)



Colecionar é
uma arte!


"Um país sem memória não é apenas um país sem passado.
É um país sem futuro."

Rui Barbosa
(1849 - 1923)

[Jornais] [Futebol] [Baralho] [Rio Filatélico] [Esculturas]
[Cultura] [Mapa do Site] [Seminários] [Brasil Antigo]