mapa
 
   

Fonte: Svend e Dalgas Frisch "Aves Brasileiras" 1/e, Ed. Irmãos Vitale, S.P., 1964

PÁGINAS

1 - Araras
2 - Tucano e Falcão
3 - Tangará, Guaxe, Macuco, Águia
4 - Carcará e Papagaio
5 - Beija-flor e Tico-tico
6 - Bem-te-vi, Garça, Uirapuru, Chororó
7 - Maguari, Juriti, Patativa, Jacu
8 - Andorinha
9 - Canário

FALTA UM LIVRO

        A avifauna da América do Sul é a mais rica do mundo e durante mais de dois séculos vem sendo estudada por ornitólogos de vários países. A bibliografia sobre as aves dessa parte da Terra é vasta, mas infelizmente até hoje não se publicou um livro no Brasil que realmente comentasse a extraordinária fauna alada que ocorre no País.

        Existem aqui cerca de 86 famílias de aves, onde incluem-se aproximadamente 1.580 espécies, número alto, se considerarmos que no resto do mundo são conhecidas ao redor de 8.700 espécies. Acrescentando-se as subespécies, o número de formas que ocorrem no nosso território aproxima-se do dobro das espécies, ultrapassando de muito 2.500 formas diferentes.

        Segundo levantamento feito pelo Dr. H. Sick, do Museu Nacional, somente na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro existiam até poucos anos atrás umas 400 espécies, valor que, obviamente, está se reduzindo em virtude da destruição dos ambientes naturais. Assim, já desapareceram dessa região, outrora lugar riquíssimo em formas várias, muitas espécies notáveis, inclusive aves belíssimas como os guarás, papagaios, tucanos, etc.

FONTE: A. C. F., Revista COFI nº 16, Maio 1978

O LIVRO QUE ESTAVA FALTANDO

        Não posso deixar de assinalar aqui o nome de Svend e Dalgas cujo livro e estudos não foram pesquisados pelos meus alunos por absoluta ignorância nossa. O trabalho das etiquetas e dos rótulos foi feito por advogados, que são pesquisadores mas não ornitólogos. O que nós queríamos mostrar aqui, principalmente, foram as peças de coleção e não um estudo detalhado sobre o tema.

        Tomamos conhecimento do Svend e do Dalgas somente em Outubro de 2005 quando comprei num Sebo a primeira edição do livro sobre os pássaros. Logo depois descobri a segunda edição e um mês depois comprei a terceira edição onde li várias histórias extraordinárias.

        Quero deixar aqui a minha mais profunda admiração por esta família de ecologistas.(Bod)

[Pássaros]