Biblioteca Nacional/
Escola de Música


A sede da Escola de Música da UFRJ ocupa, atualmente, o local do prédio comprado em 1853 para as novas instalações da Biblioteca Nacional do Rio de janeiro. Tinha, bem ao lado, o Cassino Fluminense, hoje Automóvel Clube do Brasil, na rua do Passeio. O prédio atual da Escola de Música foi construído depois que a Biblioteca mudou-se para a Av. Rio Branco, em 1910. (EB)

        MEMORIA DA UNIVERSIDADE

         No Brasil, o alvará de 11 de junho de 1777 aprovou um curso de estudos literários superiores, criado pelos frades franciscanos, onde ensinavam, entre outras cadeiras, Grego, Hebraico, Retórica, História Eclesiástica, Teologia, Filosofia etc.
         Entretanto, até quase o final do século XIX a maioria dos brasileiros ia se formar em Medicina, Direito e Filosofia na Universidade de Coimbra. No século XX, após a primeira guerra mundial, a Universidade do Brasil foi criada, por decreto, em 7 de setembro de 1920.

OBS: Conta-se que a Universidade do Brasil foi criada para que se pudesse dar ao Rei Alberto I da Bélgica, herói da 1a. guerra mundial, em visita oficial ao Brasil, o título de doutor honoris causa.Entretanto, cabe aqui lembrar, que a recém criada Universidade não tinha ainda força institucional e que foi a Faculdade de Direito,fundada em 1891, que outorgou o título ao rei visitante. (BOD)

  [Zeppelin]  [Santos Dumont]  [Poetas]  [Pratos]  [Jornais]   [Bondes]   [Futebol]

[Expo]