FOTO DO MALTA:

Ao trocar a bicicleta de trabalho por uma câmera, o alagoano Augusto Malta (1864 - 1957) descobre sua vocação. E se torna, nomeado por Francisco Pereira Passos, o primeiro fotógrafo da Prefeitura do Distrito Federal. Autor de numerosíssima iconografia, ele é,indubitavelmente, para usar termo adotado por Gilberto Freyre, um dos maiores fotossociólogos do Brasil. (FCampos)


Padiglione dell'Italia nella Esposizione di 1922


        Nell'ano di 1822, il Brasile non era piú colonia di Portogallo e proclamava l'Independenza. Nel 7 di Settembre del 1922, il paese era giá Reppublica e il suo presidente Epitácio Pessoa, tra un periodo di commemorazioni del Centenario dell'Independenza, inauguró ufficialmente l'Esposizione Internazionale di Rio de Janeiro, obiettivando l'ingresso di valuta per il Brasile.
        Monumentali costruzioni per accogliere i padiglioni di 14 paesi e di tutti gli stati che conpongono la federazione brasiliana, furono edificati in due aree prossime nel centro cittá, dal Palazzo Monroe al Mercato dalla Piazza 15 di Novembre (data della Proclamazione della Reppublica nel 1889)
        I padiglioni brasiliani accolsero i principali prodotti di ogni regione. In questa notte, dopo il "Lei Deum Laudamus" celebrato nella cattedrale Metropolitana, tutti i palazzi dell'esposizione e tutte le navi nella baia, illuminarono la mostra con una luce di splendoroso effeto. Tramite gli alto-parlanti della esposizione fu transmessa, direttamente del Teatro Municipale, l'opera "Il Guarani" di Carlos Gomes.
        Come un opera d'arte, la mostra di 22 ha decorato la capitale Brasiliana per 7 mesi fino il 23 di marzo del 1923.
Parteciparono di questa mostra i seguenti paesi: Argentina, Stati Uniti, Belgio, Danimarca, Francia, Inghilterra, Italia, Messico, Giappone, Norvegia, Svezia e Czechoslovakia.

FONTE: Nosso Século n.26, Abril Cultural

        

Pavilhão da Itália na Exposição de 1922

        No ano de 1822, o Brasil deixava de ser colônia de Portugal e proclamava a República. No dia 7 de setembro de 1922, o presidente Epitácio Pessoa, em meio a um festival de comemorações ao centenário da Independência, inaugurou, oficialmente, a Exposição Internacional do Rio de Janeiro, que visava atrair libras e dólares para o Brasil. Prédios monumentais, para abrigar stands de 14 países e de todos os estados brasileiros, foram construídos em duas áreas contíguas, que se estenderam do Palácio Monroe ao Mercado da Praça XV e que abrigaram as mostras dos principais produtos brasileiros. Nesta noite, após o "Te Deum Laudamus" celebrada na catedral Metropolitana, todos os Palácios da Exposição e os navios ancorados no porto iluminaram a mostra num imenso clarão de esplendor e beleza. Pelos altos falantes da exposição foi transmitida, diretamente do Teatro Municipal, a ópera "O Guarani" de Carlos Gomes. Portentosa obra de arte, a exposição de 22 enfeitou a capital por 7 meses, até 23 de março de 1923. Foram os seguintes países, que participaram desta exposição: Argentina, América do Norte, Bélgica, Dinamarca, França, Inglaterra, Itália, México, Japão, Noruega, Suécia e Tchecoslováquia.

FONTE: Nosso Século n.26, Abril Cultural


[Rio Antico] [Brasile Antico]  [Immigrazione Italiana in Brasile]  [Verdi ed il Teatro Municipal]
[home]