BELLE-ÉPOQUE

       Mais do que um estilo artístico, a expressão Belle-Époque designa um estilo de vida, um estado de espírito que, irradiando-se a partir da França, dominou a sociedade burguesa da Europa e da América aproximadamente de 1880 até a eclosão da primeira guerra mundial em 1914. O gosto pelo conforto, o prazer da beleza e a exaltação dos sentidos pautavam as atitudes de uma burguesia próspera e florescente, que se achava no auge de seu poder e riqueza.

A HERA

         Champenois, um dos primeiros editores de cartões postais, contrata Mucha por um gordo salário em troca de exclusividade da obra do autor. A partir de 1898 e nos anos seguintes ele editou 7 séries de doze cartões cada (os meses, as estações, as flores, cocorico, menus, as frutas, as pedras preciosas etc). O postal aqui reproduzido, "A Hera" é da sétima e última série feita para Champenois, em Paris 1901.
         Acho que todos aqueles que se interessam pelo mundo da arte já ouviram falar de aMucha, um dos artistas mais famosos da Belle-Époque, um privilegiado do destino, que até os seus 80 anos de idade passou-os trabalhando, pintando, desenhando e sendo reconhecido como o melhor.
         Aproveitamos aqui para mostrar a obra deste mestre extraordinário.

  [Manuelino]  [Ambulantes]  [Ferrovia]  [Expo 22]  [Lendas]  [Flores]  [Bens Culturais]

[Palestras]