LEMBRANÇAS DE MINAS

Col: Paulo Bodmer
Texto: Rodrigo Lessa e Allyne Silva

Fonte das Imagens:
“Vistas do Estado de Minas Gerais – Lembrança da Exposição Internacional do Centenário da Independência”, Sem Autor. Álbum com 40 fotogravuras impressas a cores – Lithographia Hartmann,1922/23

Pág 3
OURO PRETO

        Ouro Preto foi uma cidade que nasceu por acaso às margens de um rio onde era extraído ouro. Essa descoberta acabou chamando a atenção de vários bandeirantes interessados no metal. Desta forma o local foi sendo povoado, passou a chamar-se Vila Rica e mais tarde Ouro Preto.

        A intensa presença da Igreja Católica e do estilo barroco contribuíram para que Ouro Preto se tornasse patrimônio histórico e cultural. Existem inúmeras capelas e igrejas construídas e pintadas no estilo barroco, cujo principal arquiteto foi Aleijadinho.

        O estilo barroco está presente , também em fontes, museus e faixadas de casas e sobrados, muitos deles utilizados como bibliotecas, fundações e monumentos civis . Além de ter sido fonte de inspiração para pinturas barrocas, Ouro Preto foi também palco de episódios importantes para a história como a Inconfidência Mineira. (brasilcult)

págs.  1   2   4   5   6   7   8   9

[Brasil Antigo]