LEMBRANÇAS DE MINAS

Col: Paulo Bodmer
Texto: Rodrigo Lessa e Allyne Silva

Fonte das Imagens:
“Vistas do Estado de Minas Gerais – Lembrança da Exposição Internacional do Centenário da Independência”, Sem Autor. Álbum com 40 fotogravuras impressas a cores – Lithographia Hartmann,1922/23

Pág 9
SABARÁ

        A região começou a ser povoada , aproximadamente por volta do ano de 1675. Em 17 de Julho de 1711 foi elevado à categoria Vila Real e, em 6 de Março de 1838, foi concedido a Sabará foros de cidade.

        A partir da bandeira paulista de Fernão Dias à região, também esteve presente Manoel de Borba Gato, seu genro, que subiu o Rio das Velhas e desenvolveu o Arraial de Santo Antônio do Bom Retiro de Roça Grande.

        Em 1714, a vila passou a ser sede da Comarca do Rio das Velhas, uma das 4 primeiras a serem criadas na Capitania das Gerais.

        Sabará começou a se desenvolver com a mineração, mas teve nessa atividade grande destaque porque foi um dos núcleos que mais enviou ouro a Coroa Portuguesa. Esta, instalou em Sabará, a Casa da Intendência, para a cobrança do quinto. Atualmente na Casa de Intendência funciona o Museu do Ouro.

        Seu acervo histórico é formado por Igrejas, Capelas, Museus, Casa de Borba Gato, Teatro Municipal, entre outros monumentos.

CAMBUQUIRA

        Suas origens estão envoltas em mistério. Em meados do século passado três escravos fugitivos descobriram águas de gosto estranho, cujas propriedades realizavam curas milagrosas.

        Levas de forasteiros acorreram ao local, sendo hostilizados pelas proprietárias da Fazenda Boa Vista, o que induziu a Província das Minas Gerais a desapropriar as terras e assumir a posse da região.

        Cambuquira possui vários tipos de águas minerais, captadas nas fontes Gasosas, Magnesiana, Ferruginosa, Sulfurosa, do Marimbeiro e Radioativa. São indicadas para doenças crônicas ou agudas dos rins, do fígado, da vesícula, da pele, gastrites, colites, reumatismo, estimulante da função renal, uricemia, obesidade, itíase, anemia, distúrbios do aparelho digestivo e de efeito afrodisíaco.

        O parque das águas concentra o maior número de fontes e está localizado no perímetro urbano, em ambiente calmo e convidativo ao descanso. Alamedas floridas, farta arborização, o "Lago Três Escravos" com aves aquáticas e pedalinhos, play-ground, pavilhão para jogos, bocha e ping-pong. Balneário com serviços de limpeza de pele, máscara de rejuvenescimento, massagens e hidro-massagem, banhos espumante e sulfuroso, sauna e duchas escocesa e sulfurosa. (brasilcult)

págs.  1   2   3   4   5   6   7   8

[Brasil Antigo]