História das Ferrovias

Quadro do Centenário da ligação ferroviária São Paulo - Rio de Janeiro na capa de publicação planejada pela Assessoria Geral de Relações Públicas da Administração Geral da RFFSA, com base na exposição fotográfica "A História das Ferrovias Através dos Selos", realizada pela Assessoria Regional de Relações Públicas da SR-3, em 1978.

LIGAÇÃO FERROVIÁRIA

Lançado pela ECT em comemoração ao centenário da ligação ferroviária São Paulo-Rio de Janeiro, no dia 8 de julho de 1977.
A ligação ferroviária entre São Paulo e Rio surgiu como prolongamento da Estrada de Ferro D. Pedro II que, ao atravessar a Serra do Mar e atingir o Rio Paraíba, bifurcou-se em dois ramais na altura de Barra do Piraí: um deles demandou a então Província de São Paulo, terminando na cidade paulista de Cachoeira, ponto final da navegação do Rio Paraíba do Sul. Os trilhos chegaram ao destino em 1875. No dia 8 de julho de 1877 houve a junção com a Estrada de Ferro São Paulo e Rio de Janeiro.

OBS: Somos gratos a Marluce P. Lima, chefe da Comunicação Institucional da RFFSA pela ajuda nos trâmites de autorização relativo a direitos autorais.


MENSAGEM DO PRESIDENTE DA RFFSA

A Rede Ferroviária Federal S. A. idealizou e tomou providências para apresentar ao público a mostra intitulada "A História das Ferrovias Através dos Selos".
Sua atualidade e oportunidade são flagrantes. Contar a história das ferrovias em todo o mundo e particularmente no Brasil através dos selos é por si mesma tarefa exatamente oportuna e altamente didática, a par de constituir-se em mais um ensejo para destacar a importância das estradas de ferro no atual estágio de progresso de nossa terra. Graças à filatelia pôde a Regional Rio de Janeiro da Rede Ferroviária Federal S. A. divulgar as grandes etapas da implantação, desenvolvimento e atualidade.

Exposição dos 21 Anos da RFFSA em 1978

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10
  [Filatelia]